top of page

Contariar...

A Contariar é um projeto artístico que nasce das letras, das palavras, das histórias, dos livros, dos pensamentos, de reflexões, de memórias.

 

Mais do que LER histórias, a Contariar CONTA histórias, criando MOMENTOS, que dão lugar à expressão, à criação e à imaginação e têm sempre em conta o público-alvo, as faixas-etárias e as suas especificidades, capacidades e potencialidades. 

​

​A Contariar baseia-se e acredita em algumas ideias muitoooo importantes:

​

​1. A melhor maneira de aprender é a brincar!

E existe melhor maneira para aprender e brincar do que através de uma história? Nas palavras que lemos, nas imagens que vemos, nos sons que ouvimos, nos movimentos que dançamos, nos objetos que tocamos... podemos aprender grandes verdades! Mesmo que não as aprendamos, pelo menos lemo-las, vimo-las, ouvimo-las, dançamo-las, tocamos-lhes.... E nunca mais a história sairá de nós. Uma vez tocada (que tal vivida, sentida, experienciada, ouvida?), a história nunca mais nos abandonará... Por isso, um dia, podemos lembrar-nos daquele momento em que ouvimos aquela história. Então, viajamos até lá e voltamos a ler, a ver, a ouvir, a dançar, a tocar, a aprender... e a brincar.

 

A Contariar une o lúdico ao pedagógico, sempre com o cuidado de escolher temas e histórias que façam pensar, experimentar, crescer e aprender.

​

2. As histórias são para todos!

Não há idade para gostar de histórias... Dos filhos aos pais, dos avós aos netos, dos amigos ao vizinhos... as histórias são para todas as pessoas. Cada um, com a sua idade, com a sua vida, o seu olhar, o seu coração, escuta a história à sua maneira e do seu tamanho, participa dela (Eu percebi fica giro e tal, mas a diferença entre as duas preposições é que a primeira é português do brasil e a segunda é português europeu. "participar de" soa-me mal), participa nela. As histórias são feitas para serem contadas e vivem através de quem as conta, mas são sobretudo feitas para quem as escuta. Como numa conversa, a partilha é essencial, o respeito pela palavra e pelo silêncio, por ouvir e falar. Isso consegue-se pela estimulação dos nossos sentidos, que nos mantém (inc.) 

​

A Contariar cria momentos próprios e únicos para todos, escolas e famílias, bebés, crianças, jovens e adultos... Todos!

​

3. As histórias não são só para ver!

As histórias são para ver, sim... mas também para ouvir, escutar (sinónimos. redundante), cheirar, tocar, provar, viajar, aprender, crescer, viver...

Uma história nunca é somente isso. Uma história é um momento único e irrepetível, em que tudo pode acontecer. Uma história nunca é igual, muda a cada segundo e depende do nosso olhar, dos nossos sentidos, do nosso coração... de nós inteirinhos...

Uma história pode mudar a nossa história, porque nela vidas (hã?!), viajamos para perto e para longe, experimentamos coisas novas (ponto final ou inc?)

​

A Contariar estimula os sentidos, através da exploração de objetos, sons e imagens e convida cada um a ser um espetador ativo e participativo. Mais do que assistir a uma história, o público participa nela, escutando-a e intervindo...

​

​

Porque quem conta um conto, acrescenta... e pronto!

​

bottom of page